Trágico caso, em que o piloto de um caça Mustang P-51, Thomas Mantell, empreendeu uma perseguição à um grande OVNI que sobrevoava o estado do Kentucky, nos Estados Unidos. O episódio terminou com a destruição do avião e a morte do piloto.

Capitão Thomas Mantell

Introdução
Em 8 de janeiro de 1948 ocorreu um dos mais trágicos registros ufológicos da Ufologia Mundial. Neste dia vários pilotos de caças P-51 Mustang estavam em treinamento no estado do Kentucky, nos Estados Unidos. Ao final do exercício o Centro de Controle solicitou aos pilotos que investigassem a presença de um estranho objeto que estava sendo captado por radar. O objeto surgiu por volta das 13:15 e alarmou os militares americanos pois dirigia-se para Fort Knox, local onde são guardadas as reservas de ouro dos Estados Unidos. 
A Esquadrilha era composta inicialmente por quatro aviões. Um deles estava com combustível no fim e precisou retornar à base. Os outros três caças dirigiram-se para o local determinado. Quando chegaram aos 7000 metros de altitude dois caças precisaram retornar pois não possuíam equipamentos para grandes altitudes. Apenas o capitão Thomas Mantell permaneceu na perseguição ao objeto. Através do rádio Mantell relatava o desenvolvimento da perseguição. Ele relatou que o objeto era de grande porte (aproximadamente 70 metros de diâmetro), tinha superfície metálica e deslocava-se a aproximadamente 350 Km/h. Os outros pilotos que participaram da perseguição declararam posteriormente que o OVNI tinha formato de cone branco na parte de baixo e vermelho na parte de cima. 
Mantell permaneceu sozinho na perseguição e informa que abandonará o objeto quando atingir a altitude de 6000 metros. Pouco depois perde-se o contato por rádio com Mantell. Menos de uma hora depois os destroços do avião são encontrados. Eles estavam espalhados em um raio de vários quilômetros indicando que o avião desintegrou-se durante o vôo. 
O Governo Americano rapidamente colocou em funcionamento seu sistema de acobertamento de fatos. Eles explicaram o incidente como fruto de erro de interpretação dos pilotos. Eles teriam confundindo Vênus com um OVNI e tentado persegui-lo. Quando atingiram mais de 6000 metros sofreram os efeitos da altitude. Mantell teria subido demais e em determinado momento perdeu os sentidos perdendo o controle de seu avião. Ufólogos rapidamente contestaram os fatos pois o objeto havia sido captado pelo radar o que exclui a possibilidade de o objeto ser o Planeta Vênus. Foi então alegado que o mesmo seria um balão Skyhook da Força Aérea Americana (USAF). Esta explicação também não faz sentido pois Mantell e sua esquadrilha eram veteranos da Segunda Guerra Mundial tendo participado das mais importantes batalhas travadas pelos americanos na Europa. Ele e sua equipe tinham condições de identificar um balão. Além disso a USAF não lançaria balões em área de treinamento militar no momento em que houvessem aviões em manobras. E se por acaso houvesse um lançamento o controle local seria informado dos testes com balões. E não houve qualquer comunicação neste sentido.

Jornal da época noticiando o fato

Destroços do avião de Thomas Mantell

Destroços do avião de Thomas Mantell

Destroços do avião de Thomas Mantell

Destroços do avião de Thomas Mantell

Destroços do avião de Thomas Mantell

Destroços do avião de Thomas Mantell

Destroços do avião de Thomas Mantell

Destroços do avião de Thomas Mantell

Destroços do avião de Thomas Mantell

Conteúdo retirado do site Fenomenum