Coletânea de UFOS no Programa Espacial Gemini

Coletânea de fatos ufológicos envolvendo o Programa Espacial Gemini

Fotografia obtida pelos astronautas da Gemini, em setembro de 1966.


Um dos casos ufológicos mais conhecidos, dentro do projeto Gemini, é o encontro dos astronautas James McDivitt e James White da cápsula Gemini 4. Eles estavam em órbita, quando observaram um objeto, em forma de ovo,  com "braços ou antenas", que seguia uma rota paralela. Eles estavam sobre o Oceano Pacífico, e objeto aparentava estar a uns cinco quilômetros de distância. McDivitt filmou e fotografou o estranho objeto, que começou a se aproximar de sua cápsula. Quando os astronautas começaram manobras para desviar do objeto, este desapareceu.

Comunicação por rádio obtida através do Cabo Canaveral com a Gemini 4:
GEMINI 4: ... Havaí...
CONTROLE: ... Gemini4, Guymas Cabo Canaveral...
GEMINI 4: ... adiante, GUYMAS, Gemini 4...
CONTROLE: ... de acordo, temos vocês verdes. Como estão as coisas aí em cima? ...
GEMINI 4: ... Bem. Acabo de ver algo a mais aqui em cima comigo, mas justamente quando me aproximava para obter uma boa foto o Sol se colocou em frente e o perdi ...
CONTROLE: ... quer estar alerta para copiá-los? ...
GEMINI 4: ... sim, estou atento, e vou ver se encontro a coisa outra vez, mas parece que não verei outra vez ...
CONTROLE: ... ainda está buscando essa coisa aí em cima? ...
GEMINI 4: ... não a perdi....parecia que tinha uns braços grande que saíam do seu corpo. Somente vi por um minuto. Tenho um par de fotos com uma câmera manual e (TRUNCADO) mas levava o fluxo e antes que tivesse obtido o controle me levou o fluxo e o perdi ...
CONTROLE: ... bem feito ...

Após este incidente, seguiu-se outro, onde foram observados e fotografados dois objetos voando em formação sobre o Paquistão e a China. Após o regresso à Terra, os filmes obtidos pelos astronautas foi examinado no Centro Espacial Houston, no Texas (EUA). A versão da NASA é de que os astronautas filmaram o satélite fotográfico americano Pégasus. No entanto, o Pégasus estava a mais de 2000 quilômetros de distância da Gemini. Sobre isto, McDivitt afirmou:

" Talvez não saibamos jamais o que eu e White vimos naquele dia no espaço"

O cientista Franklin Roach, investigando este incidente, montou um quadro comparativo, relacionando todos os satélites da época, incluindo o Pégasus, constando distâncias e tempo. Roach chegou a conclusão de que o Pégasus era muito pequeno e distante para ter sido fotografado e filmado pela tripulação da Gemini 4. Roach ainda concluiu que o objeto avistado estava fora dos padrões de um satélite. Clique aqui para ver as fotos da GEMINI 4


Dois meses após o vôo da Gemini 4, houve a missão Gemini 5, com os astronautas Leroy Gordon Cooper Jr. e Charles Conrad Jr. Esta missão tinha como objetivo treinar acoplamento espacial, no entanto, uma série de panes fez a missão fracassar. No dia 24 de agosto de 1965, três objetos não identificados foram observados pelos astronautas sobre a região do Himalaia. Este objeto foi fotografado pelos astronautas. Foram observados ainda, objetos estranhos sobre a região da Austrália, Ásia Oriental, e China. Um trecho do diálogo mantido na ocasião chegou a conhecimento público. Abaixo está a transcrição:

Dr. CHISTOPHER KRAFT: ...   Garotos, alguma coisa voa junto com vocês?...
GEMINI 5: ... Aguarda... Negativo, por quê perguntam?...
Dr. CHISTOPHER KRAFT: ...   Temos uma imagem no radar... Trata-se de um objeto espacial tripulado, juntamente com vocês, a umas 2000 a 10000 jardas de distância...
Mais tarde...
CONTROLE: ...  Gemini 5, Gemini 5... Aqui Houston ...
GEMINI 5: ...   Houston, Gemini 5 ...
CONTROLE: ...  Conforme Gemini 5. Aqui Houston. Alertamos que temos detectado outro objeto que voa junto com vocês enquanto sobrevoam os Estados Unidos. A distância é de 2000 a 10000 jardas da cápsula. Podem olhar e ver se localizam? Infelizmente não podemos dar a direção em que devem olhar ...
GEMINI 5: ...  A que horas é isto? ...
CONTROLE: ... O que você disse? Que tamanho ou que hora? ...
GEMINI 5: ...  Hora ...
CONTROLE: ... Bom, parece estar com vocês. É dessa forma que o estamos detectando. Justamente ao seu lado...
GEMINI 5: ... Conforme ...
CONTROLE: ...  Vamos perdê-los dentro em pouco aqui, assim, se perceberem algo, por que não o deixam registrado na próxima estação? ...
GEMINI 5: ...  De acordo ...
CONTROLE: ... O retorno de radar era aproximadamente o mesmo que o de vocês, pelo menos em magnitude ...
GEMINI 5: ... Conforme ...

Quando os astronautas retornaram houve uma reunião confidencial com eles sobre o trecho divulgado acima. A NASA censurou os comentários alegando que não havia nada de extraterrestre envolvido (sic).


Quatro meses depois, foi lançada a cápsula Gemini 6, com os astronautas Walter Shirra e Tom Stafford, que iria encontrar-se no espaço com a cápsula Gemini 7. Um defeito adiou o lançamento da Gemini 6, que originalmente seria 25 de novembro. A Gemini 6 foi lançada em15 de dezembro e a Gemini 7 foi lançada em 4 de dezembro. A Gemini 7 seria tripulada pelos astronautas James Lovell e Frank Borman. Quando as cápsulas se aproximavam no espaço, para acoplagem, registraram vários objetos não identificados no espaço. A missão conjunta das duas cápsulas foi abortado devido a problemas com a Gemini 6, que logo retornou para a Terra. A Gemini 7 permaneceu e teve novos encontros. Em uma ocasião, James Lovell e Frank Bormann avistaram um objeto esférico. Novamente houve vazamento nas transmissões. Abaixo, trecho da comunicação entre os astronautas e o centro de controle.

GEMINI 7: ... Bogey às 10 horas...
CONTROLE: ...Aqui Houston... Fale novamente 7...
GEMINI 7: ... Rapazes, temos um bogey na direção 10 horas, mas um pouco mais acima...
CONTROLE: ... Pode ser um dos estágios do foguete impulsor Titan 2...
GEMINI 7: ... Esse é um objeto não identificado!... Não é o foguete impulsor!... Sabemos onde o impulsor está!... O que fazemos?

Diante desta resposta os controladores permaneceram em silêncio. Segundo a NASA, os astronautas confundiram uma peça da cápsula,chamada sobrealimentador, porém os astronautas afirmam que o sobrealimentador estava em foco, juntamente com o OVNI.


A missão seguinte, a Gemini 8, tinha, entre outros objetivos, que acoplar sua cápsula a um foguete Agena, lançado pouco antes. A cápsula era tripulada por Neil Armstrong e David Scott. Em dado momento, a cápsula começou a rodopiar se controle. Isto levou ao cancelamento da missão. Na missão Gemini 9, que também tinha por objetivo, acoplamento com um foguete Agena, apresentou problemas. Segundo alguns registros,  na ocasião próximo à cápsula, haviam objetos que não puderam ser identificados. 


Durante a missão da Gemini 10, em julho de 1966, os astronautas Collins e Young avistaram objetos não identificados no espaço. Eram dois objetos luminosos, que realizavam movimentos impossíveis para um satélite. Eram diferentes de estrelas e apresentavam coloração vermelha. Segundo a NASA, estes objetos observados faziam parte de um foguete auxiliar. Nesta mesma missão, Collins observou um objeto sobre a Austrália. O objeto movia-se no sentido norte-sul. Neste avistamento, a NASA não pôde identificar o objeto. 


Na missão seguinte, a Gemini 11, em setembro de 1966, os astronautas Richard Gordon Jr. e Charles Conrad, avistaram um objeto muito estranho. Eles estavam sobre o oceano índico, quando observaram um objeto alongado e luminoso. Os astronautas fotografaram o objeto, que tinha se posicionado à esquerda da cápsula. A foto obtida está arquivada sob o número S66-54661.



Em novembro, durante outra missão da Gemini 12, um novo contato ocorreu. Desta vez envolvendo os astronautas James Lovell e Edwin Aldrin. Eles observaram quatro objetos luminosos que estavam alinhados. Os astronautas fotografaram e filmaram os objetos. Na fotografia S66-63402, obtida pelo astronauta Edwin Aldrin, pode-se ver um foguete Agena e vários objetos ao fundo. Na fotografia S66-62871, obtida por Lovell, pode-se ver outro objeto próximo à cápsula. Já na foto S66-62966, pode-se observar dois objetos próximo à cápsula espacial. A NASA, com sua arrogância habitual, classificou os objetos como lixo espacial e reflexos. No capítulo explicações da NASA, discutiremos sobre as possíveis explicações para estes eventos. Após a missão Gemini 12, o programa foi encerrado. A preocupação principal da NASA era a Lua, para onde, alguns anos mais tarde, enviaria seus astronautas. 

gemini4.jpg (27579 bytes)
                       Fotografia obtida pelo astronauta James McDivitt,  da Gemini 4, em 1965.

A foto acima foi retirada de um filme obtido por James McDivitt, na Missão Gemini 4. O objeto até hoje não foi identificado pela NASA.

Fotografia obtida pelos astronautas da Gemini, em setembro de 1966.
A fotografia acima foi obtida pelo astronauta Charles Conrad, da Gemini 5, em agosto de 1965.

gemini5.jpg (23739 bytes)
                                A fotografia acima foi obtida por astronautas da Gemini 5.

gemini7.jpg (10780 bytes)
                     Na foto acima, dois objetos registrados pela Gemini 7, em dezembro de 1965.

                     Na foto acima, dois objetos registrados pela Gemini 7, em dezembro de 1965.

gemini12.jpg (69877 bytes)
                          Fotografia obtida pelos astronautas da Gemini 12, em novembro de 1966.

gemini12_1.jpg (15135 bytes)
Fotografia obtida pelos astronautas da Gemini 12, em novembro de 1966. Podemos ver o foguete Agena, que os levou ao espaço e um objeto luminoso ao fundo. 

Postar um comentário

0 Comentários