Segundo a Primeira Enquete Nacional OVNI/ET, feita no Chile, 85% dos entrevistado acredita no fenômeno dos OVNIs. Os dados foram liberados pelo Observatorio Ciudadano de Exopolítica e Critopolítica, Exopolitics de Chile.
A enquete realizada naquele país durante a segunda semana de julho, com 666 entrevistados, em 14 cidades, desde Arica a Puerto Natales, revelou que 65% deles assegura ter presenciado um avistamento de OVNI.  Setenta e três por cento dos entrevistados acredita que os OVNIs sejam de origem extraterrestre e 52% descarta que sejam erros de interpretação.
Por outro lado, 37% considera que os extraterrestres sejam “bons” e 54% ignorou, ou preferiu não responder à pergunta.  Entretanto, 56% acredita que as abduções por extraterrestres sejam verdade, e 4% diz ter sido abduzido por seres extraterrestres.
E relacionado à informação que se tem sobre o fenômeno OVNI e os seres extraterrestres, 65% acredita que as Forças Armadas e o governo do Chile ocultam as informações sobre o fenômeno; 84% quer saber “a verdade sobre os OVNIs” e 43% cre que o tema ovniológico e suas implicações deveriam ser matéria de estudo nas escolas.
Sessenta e sete por cento acredita que se os governos do mundo admitirem a existência de extraterrestres na Terra, haverá pânico social, e uma em cada cinco pessoas “não ficaria assustada” pela notícia.
E por último, 88% dos entrevistados acredita que existe vida inteligente em outros locais do universo.