Há dez anos em Marte, jipe Opportunity descobre lama com água doce.

Água-existe-por-todo-o-Universo
Estudo descobre que água e compostos orgânicos podem existir por todo o Universo, o que indica que a vida seja universal.
Uma borrifada de poeira das estrelas é tão mágica quanto soa.  Grãos de poeira que ‘bóiam’ por nosso sistema solar contêm pequenas bolsas d’água, que se formaram quando foram atingidos por uma descarga de vento solar.
A reação química que causa isto já foi duplicada anteriormente em laboratórios, mas esta é a primeira vez que a água foi encontrada dentro de poeira estelar real. Combinado com os achados anteriores de compostos orgânicos em poeira interplanetária, os resultados sugerem que estes grãos contêm os ingredientes básicos necessários para a vida.
As indicações de que grãos de poeira similares têm sido encontrados em sistemas solares por todo o Universo, prenunciam a existência de vida por todo o cosmos.
As implicações disso são enormes“, diz Hope Ishii, da Universidade do Havaí, em Honolulu, um dos pesquisadores por detrás do estudo.  “É particularmente empolgante a possibilidade de que este influxo de poeira nas superfícies de corpos dos sistemas solar tenha agido como uma chuva contínua de pequenos vasos contendo tanto a água, quanto os orgânicos necessários para a eventual origem da vida.

Chuva de Poeira

Sistemas solares são repletos de poeira – como resultado de muitos processos, inclusive da quebra de cometas.  John Bradley, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, e seus colegas, na Califórnia, inspecionaram as camadas exteriores de partículas de poeira interplanetária extraídas da estratosfera terrestre.
Microscopia de ultra alta resolução os permitiu inspecionar as partículas de poeira de 5 a 15 milionésimos de metro, para revelar pequenas bolsas de água capturadas logo abaixo da superfície.
Os experimentos de laboratório oferecem pistas de como a água se forma.  A poeira é, pela maior parte, constituída de silicatos, os quais contêm oxigênio. À medida que eles viajam pelo espaço, encontram o vento solar.  Este fluxo de partículas carregadas, que incluem hidrogênio de alta energia, é ejetado da atmosfera solar.  Quando os dois colidem, o hidrogênio e o oxigênio se combinam para formarem a água.
Como supõe-se que a poeira interplanetária ‘choveu’ na Terra antiga, é provável que a matéria trouxe a água para o nosso planeta, embora seja difícil conceber como ela poderia ser responsável pelos milhões de quilômetros cúbicos de água que cobrem a Terra hoje.  “De forma alguma estamos sugerindo que isto foi suficiente para formar os oceanos“, diz Ishii.

Água Universal

Um origem mais provável para o enorme volume de água em nosso planeta são os asteroides molhados que caíram na Terra antiga.  Os cometas também são candidatos: A sonda espacial Rosetta, da Agência Espacial Europeia, que deverá enviar uma sonda para aterrissar num cometa este ano, tem como tarefa este estudo.
Porém, os resultados da equipe de Bradley são relevantes para a procura por vida em outros planetas.  A reação que produz água provavelmente é universal, e pode acontecer em qualquer canto do Universo com uma estrela, ou mesmo com uma supernova, diz Ishii.
Além disso, a poeira interplanetária em nosso sistema solar – e em outros – contém carbono orgânico.  Se a poeira contem carbono e água, isto significa que os elementos essenciais para a vida poderiam estar presentes em sistemas solares por todo o Universo e poderiam estar ‘chovendo’ em seus respectivos planetas.
Estes são os tipos de processo que esperamos que ocorram em outros sistemas planetários“, diz Fred Ciesla, da Universidade de Chicago, nos EUA, que não está envolvido no estudo.  “Água e elementos orgânicos não são incomuns.

Postar um comentário

0 Comentários