Elon Musk, o bilionário fundador da empresa privada de vôos espaciais SpaceX, quer ajudar a estabelecer uma colônia em Marte, com 80.000 pessoas, por US$500.000 por viagem.

Na visão de Musk, o programa ambicioso do assentamento de Marte iniciaria com um grupo de menos de 10 pioneiros, os quais iriam até o planeta vermelho abordo de um foguete reusável, movido a oxigênio líquido e metano.
Em Marte pode-se criar uma civilização auto sustentável e desenvolvê-la em algo realmente grande“, disse Musk para uma platéia na Royal Aeronautical Society em 
Londres, na sexta-feria (16).  Musk estava lá para falar sobre seus planos de negócio e para receber a medalha de ouro da Sociedade por sua contribuição à comercialização do espaço.
Junto com os fundadores da nova colônia marciana iriam grande quantidades de equipamento, inclusive máquinas para produzir fertilizantes, metano e oxigênio a partir do nitrogênio e dióxido de carbono encontrados na atmosfera, bem como água do subsolo marciano.
Os pioneiros em Marte também levariam consigo materiais de construção para construir cúpulas transparentes, dentro das quais poderiam ser cultivadas plantações terrestres em solo marciano.  À medida que a colônia marciana ficasse mais auto suficiente, um grande foguete começaria enviar mais pessoas e menos suprimentos e equipamento.
Para Musk, o preço de US$ 500.000 por passagem para uma viagem até Marte é uma quantia acessível. O preço da passagem precisa ser baixo o suficiente para a maioria das pessoas nos países avançados, em seus quarenta anos, ou algo assim, que poderiam juntar dinheiro suficiente para fazer a viagem“, ele disse, comparando o preço com a compra de uma casa na Califórnia.
Ele também estimou que dos oito bilhões de humanos que estarão vivendo na Terra quando a colônia for possível, talvez um em 100.000 estaria preparado para ir.  Isto resulta em um potencial de 80.000 migrantes.
Musk calcula que o programa de colonização de Marte acabaria custando US$ 36 bilhões e ele quer a colaboração entre governo e empresas privadas.